O certificado será disponibilizado para você no seu ambiente de estudos após a conclusão do curso. Você poderá armazená-lo digitalmente ou, então, imprimi-lo.
Sobre o curso
A proposta desse curso é explicar como a neurociência e o desenvolvimento cognitivo podem ajudar no aprendizado da matemática. São apresentadas metodologias ativas e recursos tecnológicos e lúdicos para tornar o aprendizado mais dinâmico e interessante. Esse curso oferece uma oportunidade única para os educadores se atualizarem em relação às últimas pesquisas sobre o ensino de matemática na Educação Básica. O curso também apresenta os recursos básicos de uso do computador, trazendo informações importantes para quem quer aprender a utilizar corretamente vários softwares importantes e necessários na atualidade.
O que você irá aprender
TEMA 1
- O que a neurociência traz para a educação? Parte I
- O que a neurociência traz para a educação? Parte II
- A neurociência na construção da lógica
- Epistemologia da construção do raciocínio lógico
- Processo cognitivo para a construção da lógica-matemática - Parte I
- Processo cognitivo para a construção da lógica-matemática - Parte II
- O cérebro matemático
- Desenvolvimento do conceito de número - Parte I
- Desenvolvimento do conceito de número - Parte II
- Modelos Cognitivos
- O lúdico na construção da matemática
- Como usar blocos de encaixe para construir conceitos matemáticos
- Matrizes lógicas e o ensino lúdico da matemática
- O que é uma metodologia ativa de aprendizagem?
- A importância da videoaula no ensino da matemática
- Sala de aula Invertida - teoria
- Sala de aula Invertida - estudo de caso
- Aprendizagem baseada em problemas - teoria
- Aprendizagem baseada em problemas - estudo de caso
- Storytelling na matemática
- Aprendizagem por pares - teoria
- Aprendizagem por pares - estudo de caso
- Aprendizagem cooperativa - teoria
- Aprendizagem cooperativa - Jigsaw
- Rotação por estações - teoria
- Rotação por estações - estudo de caso
- Laboratório rotacional
- Oficinas de matemática
- Oficinas de matemática - estudo de caso
- Movimento maker
- Aprendizagem por projetos e o STEAM
- STEAM - estudo de caso
- Jogos na educação - game based learning
- Jogos na educação matemática
- Gamificação x aprendizagem baseada em games
- Gamificação aplicada ao ensino da matemática
- O ensino híbrido e a matemática
- Tecnologias da informação e comunicação no ensino da matemática
- Softwares educacionais no ensino da matemática
- Plataformas educacionais no ensino da matemática
- Uso da plataforma Khan Academy em sala de aula
- Uso da plataforma Khan Academy no ensino a distância
- GeoGebra como ferramenta gráfica bidimensional
- GeoGebra como ferramenta gráfica tridimensional
- Pensamento computacional na matemática
- Linguagem de programação no desenvolvimento do raciocínio lógico
- O pensamento criativo na matemática
- Uso do scratch no ensino da matemática: instrumento do professor
- Uso do scratch no ensino da matemática: instrumento do estudante
- Educação criativa e formação de futuros matemáticos
TEMA 2
- Apresentação do Windows 10
- Ferramentas Básicas - Parte I
- Ferramentas Básicas - Parte II
- Ferramentas Básicas - Parte III
- Ferramentas Básicas - Parte IV
- Gerenciamento de Arquivos e Pastas - Parte I
- Gerenciamento de Arquivos e Pastas - Parte II
- Gerenciamento de Arquivos e Pastas - Parte III
- Painel de Controle
- Configurações - Parte I
- Configurações - Parte II
- Microsoft Word 2016 - Parte I
- Microsoft Word 2016 - Parte II
- Microsoft Word 2016 - Parte III
- Microsoft Word 2016 - Parte IV
- Microsoft Word 2016 - Parte V
- Microsoft Word 2016 - Parte VI
- Microsoft Word 2016 - Parte VII
- Microsoft Excel 2016 - Parte I
- Microsoft Excel 2016 - Parte II
- Microsoft Excel 2016 - Parte III
- Microsoft Excel 2016 - Parte IV
- Microsoft Excel 2016 - Parte V
- Microsoft Excel 2016 - Parte VI
- Microsoft Excel 2016 - Parte VII
- Microsoft Excel 2016 - Parte VIII
- Microsoft PowerPoint 2016 – Parte I
- Microsoft PowerPoint 2016 – Parte II
- Microsoft PowerPoint 2016 – Parte III
- Microsoft PowerPoint 2016 – Parte IV
- Google Chrome - Parte I
- Google Chrome - Parte II
- E-mail - Parte I
- E-mail - Parte II
- Redes Sociais - Parte I
- Redes Sociais - Parte II
- Redes Sociais - Parte III
- Segurança da Informação - Parte I
- Segurança da Informação - Parte II
- Segurança da Informação - Parte III