O certificado será disponibilizado para você no seu ambiente de estudos após a conclusão do curso. Você poderá armazená-lo digitalmente ou, então, imprimi-lo.
Sobre o curso
O Curso de Aperfeiçoamento Educação Transformadora: Metodologias Ativas, Tecnologias e Relações Sociais é um programa completo e atualizado que visa auxiliar educadores no aprimoramento de suas práticas pedagógicas em um contexto educacional em constante mudança.
Na disciplina "Metodologias Ativas de Aprendizagem", você explorará a relação entre neurociência e práticas pedagógicas ativas, como ensino híbrido, aprendizagem baseada em problemas e projetos, gamificação e sala de aula invertida. O objetivo é que você possa incorporar abordagens cientificamente embasadas em suas práticas de ensino, tornando as aulas mais ricas e engajadoras para seus alunos.
Na disciplina "Tecnologias na Educação", você se aprofundará em temas como ferramentas digitais, ensino online, inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, ética e segurança em tecnologia. O foco é na personalização da aprendizagem, na acessibilidade, na colaboração e no desenvolvimento de habilidades tecnológicas essenciais para o educador na atualidade.
Por fim, a disciplina "Relações entre Escola, Família e Sociedade" oferece subsídios teóricos, jurídicos e metodológicos para a construção da tão importante interface entre família e escola. Você aprenderá sobre os limites e as possibilidades de intervenção no cotidiano escolar, com o objetivo de fortalecer a parceria entre família e escola para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.
São três disciplinas interligadas que oferecem uma visão abrangente da educação transformadora, preparando os profissionais para os desafios e oportunidades do século XXI.
O que você irá aprender
TEMA 1
- Introdução às metodologias ativas e neurociência na educação
- Ensino híbrido: integrando tecnologia ao aprendizado e suas implicações cerebrais
- Aprendizagem baseada em problemas: neurociência e pensamento crítico
- Aprendizagem baseada em projetos: estimulando a criatividade cerebral
- Autonomia na aprendizagem e regulação neural
- Gamificação e a neurociência do prazer e recompensa
- Sala de aula Invertida: otimizando o potencial cerebral
- Aprendizagem colaborativa: o cérebro social em ação
- Estudos de caso e a aplicação do contexto na aprendizagem
- Aprendizagem baseada em inquérito: a arte de fazer perguntas
- Aprendizagem contextual: o cérebro em seu ambiente
- Rotação por estações: diversificando a aprendizagem e engajando o cérebro
- Design Thinking na educação e o cérebro inovador
- Aprendizagem baseada em jogos: a neurociência do brincar
- Avaliação formativa: o que a neurociência nos diz?
- Aprendizagem multimodal: atendendo aos diferentes estilos de aprendizagem
- Storytelling na educação: aprendendo por meio de histórias
- Neurociência e metacognição: pensando sobre o pensamento
- Brainstorming como ferramenta de aprendizagem ativa
- Peer Instruction: aprendendo com os colegas
- Laboratório de aprendizagem: a neurociência por trás da aprendizagem experimental
- Aprendizagem baseada em pesquisa: estimulando o pensamento científico
- Aprendizagem móvel (Mobile Learning): aprendizagem ativa em movimento
- Neurociência da aprendizagem em espaços virtuais
- Rolle-playing: desenvolvendo habilidades por meio da simulação
- Aprendizagem por meio de feedback: melhorando o desempenho com o feedback contínuo
- Neurociência e aprendizagem ao longo da vida: metodologias ativas para adultos
- Aprendizagem baseada em inteligência artificial: o futuro da educação?
TEMA 2
- Introdução às novas tecnologias educacionais
- A educação na Era Digital
- Ferramentas digitais para o ensino online
- Ensino híbrido: integrando tecnologia e sala de aula
- Inteligência artificial na educação
- Uso de Big Data na educação
- Aprendizagem adaptativa: personalização com tecnologia
- Realidade virtual e realidade aumentada na educação
- Tecnologias imersivas para o aprendizado
- Gamificação: aprendendo por meio de jogos digitais
- Ensino baseado em jogos e simulações
- Tecnologias de comunicação: ferramentas para colaboração e discussão
- Aprendizagem móvel (Mobile Learning)
- Microlearning: aprendizagem em pequenas doses
- Recursos educacionais abertos (REA): acesso livre ao conhecimento
- Ferramentas de avaliação online
- Plataformas de aprendizagem e sistemas de gestão da aprendizagem (LMS)
- Tecnologias para aprendizagem invertida (Flipped Classroom)
- Aplicações de blockchain na educação
- Internet das coisas (IoT) na educação
- Ferramentas de feedback e acompanhamento de desempenho
- Aprendizagem socioemocional por meio da tecnologia
- Tecnologia e acessibilidade na educação
- Estratégias de segurança digital na educação
- Importância do pensamento crítico na Era Digital
- Ética no uso de tecnologia na educação
- Preparando os alunos para o futuro: habilidades digitais essenciais
- Futuro da tecnologia na educação
- Desafios e oportunidades das novas tecnologias educacionais
TEMA 3
- Infância, adolescência e sociedade - I
- Infância, adolescência e sociedade - II
- Desafios da família na atualidade
- Desafios da escola na atualidade
- Tipos e arranjos de família
- Para entender a família e a escola
- A influência da família no desempenho escolar
- Dificuldades de aprendizagem e a parceria escola e família
- A família, a criança e o direito ao aprendizado
- Direitos e deveres da escola e da família na LDB
- Conselho Escolar e APMFs - Como estimular a participação?
- ECA e a relação entre escola e família - I
- ECA e a relação entre escola e família - II
- Como lidar com pais em conflito
- Alienação parental e o papel da escola.
- Práticas restaurativas na escola
- Comunicação não violenta entre escola e família - I
- Comunicação não violenta entre escola e família - II
- O trabalho em rede e o papel da família
- O trabalho em rede e o papel da escola
- Uso de tecnologias: Vamos orientar os pais? - I
- Uso de tecnologias: Vamos orientar os pais? - II
- Uso de tecnologias: Vamos orientar os pais? - III
- Quando acionar o Conselho Tutelar?
- Escuta do relato espontâneo de vítimas de violência
- Saber ouvir é saber cuidar e educar
- Instrumentos e protocolos de escuta
- Professor vítima de violência. O que fazer? - I
- Professor vítima de violência. O que fazer? - II
- Organização de reuniões com as famílias
- Boas práticas de colaboração - I
- Boas práticas de colaboração - II