Sobre o curso

O curso de extensão em Inovação, ludicidade e inclusão nas aulas de Educação Física é direcionado aos professores que buscam atualizar-se e que entendem o valor das aulas de Educação Física e o papel social do esporte para a formação integral dos alunos. Compreendendo o lúdico como uma ferramenta importante de motivação e inclusão dos alunos, este curso possibilita ao professor associar aspectos relacionados ao desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social dos alunos, por meio de práticas lúdicas e da aplicação de metodologias ativas variadas e inovadoras às suas aulas.

O que você irá aprender

TEMA 1

  • Entendendo as metodologias ativas – Parte I
  • Entendendo as metodologias ativas – Parte II
  • Interdisciplinaridade e Metodologias Ativas
  • Metodologias Ativas no Ensino Superior
  • As metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem
  • Aprendizagem baseada em problemas
  • Aprendizagem baseada em projetos
  • Aprendizagem baseada em "times" TBL
  • Aprendizagem baseada em gamificação
  • Sala de aula invertida e ensino híbrido
  • Aprendizado maker e instrução por pares
  • Utilização de metodologias ativas na Educação Física
  • Principais diferenças entre metodologias ativas e tradicionais – Parte I
  • Principais diferenças entre metodologias ativas e tradicionais – Parte II
  • Preparação do aluno para o mercado futuro e maior conhecimento sobre o conteúdo
  • A dança e as ginásticas como metodologias ativas
  • O esporte e os jogos como metodologias ativas
  • Metodologias ativas e inclusão
  • Como incluir metodologias ativas na escola e na Educação Física
  • Como desenvolver um plano de aula com metodologia ativa

TEMA 2

  • A escola e o ensino lúdico
  • Relação da Educação Física com o lúdico
  • Considerações sobre a Infância - ontem e hoje
  • A história e a evolução da educação lúdica
  • O papel do professor de Educação Física
  • O movimento e as práticas pedagógicas na Educação Física
  • A importância das práticas lúdicas na Educação Física
  • O lúdico e o professor - a relação do brincar
  • Formação lúdica dos professores
  • Educação Física e psicomotricidade por meio da ludicidade
  • As influências do jogo na Educação Física
  • A percepção do lúdico no processo ensino-aprendizagem
  • O lúdico e o processo de inclusão
  • O lúdico e a cooperação nas aulas de Educação Física
  • O esporte por meio da ludicidade
  • O lúdico e a interdisciplinaridade
  • Propostas de atividades lúdicas na Educação Física no ensino infantil
  • Propostas de atividades lúdicas na Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental
  • Propostas de atividades lúdicas na Educação Física nos anos finais do ensino fundamental
  • Propostas de atividades lúdicas na Educação Física no ensino médio

TEMA 3

  • Aspectos histórico-sociais do esporte
  • História do esporte no Brasil
  • O esporte na construção de valores
  • O papel do esporte na sociedade
  • Mitos e verdades da Educação Física e do esporte
  • Possibilidades pedagógicas da Educação Física e do esporte
  • O esporte como uma ferramenta de inclusão
  • Esporte inclusivo na Educação Física escolar
  • Programas de incentivos: estrutura e programas
  • Esporte e lazer na cidade
  • Vencendo as barreiras sociais
  • Vencendo as barreiras físicas
  • Possibilidades da Educação Física adaptada e inclusiva
  • O papel social da Educação Física adaptada e inclusiva
  • Padrões e consumismo no esporte
  • Abordagem na escola sobre o esporte e a mídia

Certificado

O certificado será disponibilizado para você no seu ambiente de estudos após a conclusão do curso. Você poderá armazená-lo digitalmente ou, então, imprimi-lo.