O certificado será disponibilizado para você no seu ambiente de estudos após a conclusão do curso. Você poderá armazená-lo digitalmente ou, então, imprimi-lo.
Sobre o curso
O curso de extensão em Inovação, ludicidade e inclusão nas aulas de Educação Física é direcionado aos professores que buscam atualizar-se e que entendem o valor das aulas de Educação Física e o papel social do esporte para a formação integral dos alunos. Compreendendo o lúdico como uma ferramenta importante de motivação e inclusão dos alunos, este curso possibilita ao professor associar aspectos relacionados ao desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social dos alunos, por meio de práticas lúdicas e da aplicação de metodologias ativas variadas e inovadoras às suas aulas.
O que você irá aprender
TEMA 1
- Entendendo as metodologias ativas – Parte I
- Entendendo as metodologias ativas – Parte II
- Interdisciplinaridade e Metodologias Ativas
- Metodologias Ativas no Ensino Superior
- As metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem
- Aprendizagem baseada em problemas
- Aprendizagem baseada em projetos
- Aprendizagem baseada em "times" TBL
- Aprendizagem baseada em gamificação
- Sala de aula invertida e ensino híbrido
- Aprendizado maker e instrução por pares
- Utilização de metodologias ativas na Educação Física
- Principais diferenças entre metodologias ativas e tradicionais – Parte I
- Principais diferenças entre metodologias ativas e tradicionais – Parte II
- Preparação do aluno para o mercado futuro e maior conhecimento sobre o conteúdo
- A dança e as ginásticas como metodologias ativas
- O esporte e os jogos como metodologias ativas
- Metodologias ativas e inclusão
- Como incluir metodologias ativas na escola e na Educação Física
- Como desenvolver um plano de aula com metodologia ativa
TEMA 2
- A escola e o ensino lúdico
- Relação da Educação Física com o lúdico
- Considerações sobre a Infância - ontem e hoje
- A história e a evolução da educação lúdica
- O papel do professor de Educação Física
- O movimento e as práticas pedagógicas na Educação Física
- A importância das práticas lúdicas na Educação Física
- O lúdico e o professor - a relação do brincar
- Formação lúdica dos professores
- Educação Física e psicomotricidade por meio da ludicidade
- As influências do jogo na Educação Física
- A percepção do lúdico no processo ensino-aprendizagem
- O lúdico e o processo de inclusão
- O lúdico e a cooperação nas aulas de Educação Física
- O esporte por meio da ludicidade
- O lúdico e a interdisciplinaridade
- Propostas de atividades lúdicas na Educação Física no ensino infantil
- Propostas de atividades lúdicas na Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental
- Propostas de atividades lúdicas na Educação Física nos anos finais do ensino fundamental
- Propostas de atividades lúdicas na Educação Física no ensino médio
TEMA 3
- Aspectos histórico-sociais do esporte
- História do esporte no Brasil
- O esporte na construção de valores
- O papel do esporte na sociedade
- Mitos e verdades da Educação Física e do esporte
- Possibilidades pedagógicas da Educação Física e do esporte
- O esporte como uma ferramenta de inclusão
- Esporte inclusivo na Educação Física escolar
- Programas de incentivos: estrutura e programas
- Esporte e lazer na cidade
- Vencendo as barreiras sociais
- Vencendo as barreiras físicas
- Possibilidades da Educação Física adaptada e inclusiva
- O papel social da Educação Física adaptada e inclusiva
- Padrões e consumismo no esporte
- Abordagem na escola sobre o esporte e a mídia